Pular para o conteúdo principal

Biblioteca da Torre – “O que é Evolução”, de Ernst Mayr


O próximo livro que eu vou comentar brevemente aqui também foi escrito por Ernst Mayr, uns dos maiores evolucionistas do século XX (leia aqui na postagem passada da série, um resumo rápido da sua história). “O que é Evolução” foi publicado em 2001, cinco anos após “Isto é Biologia”, e foi a segunda investida de Mayr no campo de divulgação científica. Nesse livro, Mayr está imerso no seu campo, e escreve e traduz muitos conceitos evolutivos de forma simples. Segundo o próprio autor escreveu no prefácio, o livro é dirigido a três tipos de leitores: (1) pessoas conscientes da evolução que estejam interessadas em saber mais sobre ela; (2) pessoas que aceitam a evolução, mas têm dúvidas se a explicação darwinista é a mais correta; e (3) criacionistas que queiram saber sobre o paradigma científico da evolução, mesmo que só para argumentar contra (e Mayr deixa claro que não quer convencê-los sobre a evolução). Embora esse livro seja menos técnico que o anterior, ele ainda pode ser um pouco árido em alguns pontos, como quando Mayr tenta explicar conceitos genéticos envolvidos no processo evolutivo.

“O que é Evolução” é dividido em quatro partes. Na primeira, Mayr vai direto ao ponto para discutir a principal resposta das perguntas do tipo “porquê?” da biologia. Ele relata brevemente a história das teorias evolutivas até o neo-darwinismo e depois mostra, uma a uma, as evidências da evolução que podem ser encontradas no planeta, como o registro fóssil, a similaridade morfológica e molecular entre os animais evolutivamente mais próximos, os padrões do desenvolvimento dos embriões, as estruturais vestigiais (que não são de todo funcionais em um organismo, mas foram herdada de um ancestral) e a distribuição das diferentes espécies pelos continentes. Mayr também escreve sobre como a vida teria surgido na Terra e como ela teria evoluído até os dias de hoje, com uma ênfase especial no surgimento dos animais e plantas, dos vertebrados e a origem das aves, que era o principal grupo de estudo do cientista (onde eu descobri que não, a galinha não é descendente dos dinossauros!).

Na segunda parte, a mais difícil do livro em minha opinião, Mayr explica como a evolução acontece, e para isso vai fundo nos conceitos genéticos. Ele explora também como as variações nas populações são importantes para a evolução, e discute as questões da capacidade de adaptação e da seleção natural.

Na terceira parte, que é a melhor do livro, Mayr mostra como a evolução criou a diversidade de espécies que vemos pelo mundo hoje, dando vários exemplos extremamente interessantes. Usando esses exemplos, ele explica a origens das espécies, como um grupo de uma população pode se tornar uma espécie como o passar do tempo e mostra como funciona a macroevolução.

Por último, Mayr dá uma enchida na linguiça: falando de evolução humana, ele basicamente repete o que escreveu no livro anterior, que já abordava esse assunto. Mas é uma parte que vale a pena ser lida se você está interessado na questão.

O livro também tem dois apêndices muito interessantes. Neles, Mayr mostra quais críticas têm sido feitas à Teoria da Evolução e como a explicação darwinista suporta bem a todas elas, se fortalecendo como melhor hipótese para explicar a evolução das espécies. Mayr também dá respostas rápidas para as dúvidas mais frequentes sobre a evolução (uma espécie de FAQ bem legal). Em suma, o segundo livro de Mayr para o público geral é bem interessante para aqueles que querem saber mais sobre o processo evolutivo. Mas é ainda é um pouco técnico demais em alguns momentos, o que pode afastar os leitores com pouca familiaridade em algumas áreas, especialmente genética.

Comentários

  1. Desculpe invadir seu blogue. Queria convidá-lo a deixar seu contato para uma ação de divulgação durante SNCT 2015 - que terá como tema a Luz.

    http://genereporter.blogspot.com.br/2014/12/tem-um-blogue-de-ciencias-cadastre-o.html
    --------------

    Ótimas festas.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Roberto,
      Obrigado pelo convite; já cadastrei o blog lá. Vou tentar me envolver na SNCT esse ano pela UFRJ.
      Abraços e boas festas!

      Excluir
    2. Muito obrigado.

      Que legal. O diretor de Popularização do MCTI, Douglas Falcão é da UFRJ, não é?

      []s,

      Roberto Takata

      Excluir
    3. Pelo que eu sei ele fez mestrado lá, mas hoje está no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Mas posso estar errado...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco