Pular para o conteúdo principal

Biblioteca da Torre - “Isto é Biologia: A Ciência do Mundo Vivo”, de Ernst Mayr

Ernst Mayr (Fonte: en.wikipedia.org)

Ernst Mary foi um dos maiores evolucionistas da história da Biologia e ator principal da chamada Síntese Neodarwinista do século XX. Biólogo alemão, Mayr se dedicou à ornitologia (estudo das aves) no início da sua carreira, mas suas maiores contribuições foram dadas ao campo da evolução das espécies. Mayr definiu o Conceito Biológico de Espécie, que considera uma espécie não como um grupo de indivíduos similares em sua aparência, mas sim um grupo de seres capazes de se reproduzir entre si, gerando descendentes férteis. Esse conceito de espécie é o mais usado no estudo dos animais e sua evolução. Mayr também desenvolveu estudos sobre como as novas espécies surgem a partir de um ancestral comum e elaborou a teoria da especiação peripátrica, onde pequenos grupos de indivíduos podem ocupar nichos na periferia da área onde a espécie vive, e se isolar e mudar rapidamente com o passar das gerações.

Além de tudo isso, Mayr se dedicou a filosofia e divulgação científica no final da sua carreira, publicando livros direcionados ao público leigo. Um desses livros é “Isto é Biologia: A Ciência do Mundo Vivo”, cuja primeira edição data de 1997. Mayr morreu em 2005, com 100 anos. Eu estava cursando o terceiro ano da faculdade de Ciências Biológicas e Mayr foi escolhido patrono pela minha turma.

Embora Mayr tenha tentado escrever para o publico em geral, esse livro ainda é muito complexo, mas tem muito valor. Ele começa contando a história da biologia e da filosofia da vida com uma grande quantidade de detalhes, o que torna os fatos quase palpáveis. Em seguida, tenta definir o que é a Ciência e mostra porque a Biologia é especial; ela não tem as Leis da Física e da Química e precisa de um contexto histórico para explicar as relações entre os seres que por milhões de anos evoluíram juntos. Mayr também dá a sua visão de como a Biologia explica a vida e de como a Ciência avança, incluindo um histórico muitíssimo interessante sobre a evolução da biologia celular.

Mayr divide as grandes questões que desafiam os biólogos em três simples tipos: (1) o quê?; (2) como?; e (3) por quê? As respostas para as perguntas “o quê?” são os levantamentos do que existe de vida no mundo. Quantos seres ainda existem para ser descobertos na Amazônia? Será que ainda é possível encontrar algum ser muito diferente de tudo o que se conhece?

Como um embrião se desenvolve para formar um indivíduo adulto? As questões do segundo tipo buscam entender os mecanismos pelos quais as coisas acontecem na Biologia. Essas respostas são as que têm maior impacto sobre a nossa vida diária. Responder “como os obesos desenvolvem diabetes?” pode trazer novas formas de combate à doença.

As perguntas “por quê?” são impossíveis de se responder com precisão, já que envolvem questões evolutivas, cujas informações que temos são poucas e fragmentadas. Nunca saberemos ao certo tudo o que aconteceu com a vida na Terra pelos seus bilhões de anos de evolução. Mayr dá alguns exemplos dessas perguntas de difícil resposta. Por que só existem beija-flores nas Américas? Por que animais que vivem em desertos têm cor da areia? Por que as aves migram com a mudança das estações?

Por fim, Mayr discute sobre o papel da Ecologia e quais perguntas são feitas por esse campo específico e heterogêneo da Biologia. Ele também aborda o que sabemos sobre evolução da espécie humana, desde o ancestral primata que dividimos com os chimpanzés até a civilização. E no último capítulo, Mayr apresenta uma interessante hipótese sobre como a ética pode ter surgido evolutivamente na espécie humana. De modo geral, o livro é um apanhado de questões, históricos e teorias sobre e da Biologia de grande valor. Mas falha em tentar atingir o grande público, sendo complexo e detalhado demais em alguns conceitos que demandam um conhecimento prévio de biologia e filosofia da Ciência. É extremamente interessante para pessoas envolvidas em Ciências da Vida, mas também para cientistas de outras áreas que estejam curiosos para entender como a Biologia funciona e pensa. E pode ser um desafio recompensador para quem está fora da Torre.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco