Pular para o conteúdo principal

Os micróbios que nos deixam gordos e como eles fazem isso



Pode parecer novidade para a maioria das pessoas, mas faz algum tempo que se mostrou que as bactérias no nosso intestino, a chamada microbiota, contribui para o ganho de peso e a obesidade1. Na verdade, o que parece é que as bactérias que vivem no nosso intestino nos ajudaram ao longo da história a retirar o máximo de energia dos alimentos2. E isso foi bom por muito tempo, quando a oferta de comida não era tão grande e os seres humanos precisavam coletar e caçar para comer.

Atualmente, a oferta de alimento é imensa, mas nosso corpo - e os microrganismos que nele habitam - ainda se comporta como se estivéssemos na idade da pedra. Com isso, muitos de nós engordamos e nossa microbiota tem uma parcela razoável de culpa. Estudos de pouco mais de dez anos atrás mostram que há uma diferença clara nos tipos de bactérias encontradas no intestino de pessoas magras e obesas3. Mais que isso, a transferência do conteúdo intestinal de uma pessoa magra para uma pessoa obesa, melhora o quadro clínico do obeso4, enquanto que, em animais pelo menos, a transferência de conteúdo intestinal de uma pessoa gordo para um animal magro, torna o animal magro, gordo5.

O estudo dessa semana6, publicado na prestigiada revista Nature, sugere como que essas bactérias conseguem fazer isso. Nos ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, as bactérias do intestino passam a produzir uma quantidade muito maior de acetato do que o normal. O acetato, um composto pequeno de apenas dois carbonos, entra pelo intestino e vai parar no cérebro, onde aumenta a sensação de fome e dá um estímulo nervoso para o pâncreas produzir insulina. O resultado é que esses animais comem mais e, pela produção alta de insulina, fazem mais gordura a partir da comida que ingerem. Com isso, ao final de quatro semanas, os animais estão sensivelmente mais gordos e com todos os problemas que acompanham o ganho de peso, como diabetes6.

O que esse estudo parece ignorar é o fato de que alguns trabalhos recentes mostram exatamente o contrário: que o acetato é capaz de emagrecer animais obesos e melhorar o diabetes7,8. Como tudo que ainda está engatinhando em ciência, pode ser que algum desses trabalhos esteja errado, mas pode ser que todos estejam certos, bastando apenas saber qual o verdadeiro motivo para a diferença entre os resultados. No entanto, uma coisa é certa: nossa alimentação muda a cara dos nossos hóspedes e isso facilita o ganho de peso.


Referências

1. Bäckhed et al. (2004). The gut microbiota as an environmental factor that regulates fat storage. Proc. Natl Acad. Sci. USA 101, 15718–15723.

2. Turnbaugh et al. (2006). An obesity-associated gut microbiome with increased capacity for energy harvest. Nature 444, 1027–1031.

3. Greiner & Backhed. (2011). Effects of the gut microbiota on obesity and glucose homeostasis. Trends Endocrinol. Metab. 22, 117–123.

4. Vrieze et al. (2012). Transfer of intestinal microbiota from lean donors increases insulin sensitivity in individuals with metabolic syndrome. Gastroenterology 143, 913–916.

5. Ridaura et al. (2013). Gut microbiota from twins discordant for obesity modulate metabolism in mice. Science 341, 1241214.

6. Perry et al. (2016). Acetate mediates a microbiome–brain–β-cell axis to promote metabolic syndrome. Nature 534, 213-217.

7. Frost et al. (2014). The short-chain fatty acid acetate reduces appetite via a central homeostatic mechanism. Nat. Commun. 5, 3611.

8. den Besten et al. (2015). Short-chain fatty acids protect against high-fat diet-induced obesity via a PPARγ-dependent switch from lipogenesis to fat oxidation. Diabetes 64, 2398–2408.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco