Pular para o conteúdo principal

Por fim, suco de melão São Caetano também não fortalece o sistema imune


Chegamos ao final da série sobre os “efeitos” do consumo do melão São Caetano sobre a saúde. Para ler as postagens anteriores sobre câncer e diabetes, clique aqui e aqui.

Algumas páginas na Internet afirmam que o consumo do melão leva a um aumento da função do sistema imune, que é o conjunto de células e órgãos responsáveis por defender o corpo contra infecções e doenças. Isso pode parecer bom a princípio; quanto mais ativo meu sistema imune, menos doente eu vou ficar. Mas não é bem assim. O sistema imune precisa ser regulado e mantido em um estado ideal. Uma baixa no sistema imune aumenta a chance de infecções; mas uma superativação pode levar a doenças autoimunes, onde as células de defesa acabam atacando o próprio corpo.

Mas quais são os reais efeitos do melão São Caetano sobre o sistema imune? O único trabalho que estudou os efeitos da planta sobre humanos foi publicado em 2003 (PONGNIKORN et al., 2003). Os cientistas não observaram efeitos do consumo do melão sobre o sistema imune de pacientes com câncer de útero.

Outras pesquisas publicadas em diferentes modelos mostram uma grande mistura de resultados. Uma pesquisa mais recente não viu qualquer efeito sobre células de defesa em cultura (MAHOMOODALLY et al., 2012).

Outras observaram um efeito imunossupressor, ou seja, de redução da ativação do sistema de defesa. A injeção de proteínas isoladas do melão São Caetano inibiu o sistema imune de camundongos (LEUNG; YEUNG; LEUNG, 1987), enquanto a suplementação da comida com extrato da planta reduziu a inflamação em roedores obesos (NERURKAR et al., 2011).

Por outro lado, a injeção do extrato da planta causou uma ativação de células imunes em camundongos (CUNNICK et al., 1990; IKE et al., 2005). Além disso, o tratamento de células de defesa em cultura com proteínas isoladas do melão levou a um aumento dos sinais de inflamação (JIRATCHARIYAKUL et al., 2001).

Ou seja, ainda não dá para ter a menor ideia sobre o real efeito do melão sobre o sistema imune com base no que já foi publicado cientificamente.

Referências

CUNNICK, J. E. et al. Induction of tumor cytotoxic immune cells using a protein from the bitter melon (Momordica charantia). Cellular Immunology, v. 126, n. 2, p. 278–289, 1990.

IKE, K. et al. Induction of Interferon-Gamma (IFN-γ) and T Helper 1 (Th1) Immune Response by Bitter Gourd Extract. Journal of Veterinary Medical Science, v. 67, n. 5, p. 521–524, 2005.

JIRATCHARIYAKUL, W. et al. HIV inhibitor from Thai bitter gourd. Planta Medica, v. 67, n. 4, p. 350–353, 2001.

LEUNG, S. O.; YEUNG, H. W.; LEUNG, K. N. The immunosuppressive activities of two abortifacient proteins isolated from the seeds of bitter melon (Momordica charantia). Immunopharmacology, v. 13, n. 3, p. 159–171, 1987.

MAHOMOODALLY, F. et al. In vitro modulation of oxidative burst via release of reactive oxygen species from immune cells by extracts of selected tropical medicinal herbs and food plants. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine, v. 5, n. 6, p. 440–447, 2012.

NERURKAR, P. V et al. Momordica charantia (bitter melon) attenuates high-fat diet-associated oxidative stress and neuroinflammation. Journal of Neuroinflammation, v. 8, n. 1, p. 64, 2011.

PONGNIKORN, S. et al. Effect of bitter melon (Momordica charantia Linn) on level and function of natural killer cells in cervical cancer patients with radiotherapy. Journal of the Medical Association of Thailand, v. 86, n. 1, p. 61–68, 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco