Pular para o conteúdo principal

Dispositivo utiliza campo elétrico para levar drogas diretamente para tumores


A principal forma de tratamento do câncer hoje é o uso de quimioterapia. O remédio é dado para paciente por via oral ou diretamente na veia. O problema é que a quimioterapia também atinge as células saudáveis, causando grandes efeitos colaterais. Para piorar, vários tipos de tumores são pouco irrigados, ou seja, poucos vasos sanguíneos chegam até ele, e assim a quantidade de droga que atinge o tumor é pequena. Assim, é preciso usar uma dosagem maior de quimioterápico e os efeitos colaterais são maiores. E alguns remédios, muito potentes para o tratamento do câncer, não podem ser usados devidos aos também potentes efeitos colaterais. Dessa forma, vários grupos de pesquisa pelo mundo vêm procurando novas formas de administração dos quimioterápicos, visando aumentar a quantidade de droga que chega ao tumor e reduzir a quantidade de remédio que fica espalhada pelo corpo.

Esse ano, cientistas dos Estados Unidos publicaram um protótipo de aparelho capaz de direcionar o quimioterápico diretamente ao tumor usando um campo elétrico. O dispositivo tem um reservatório para a droga e um eletrodo ligado a uma fonte elétrica. Quando ligado, o aparelho gera um campo elétrico que é direcionado por um segundo eletrodo colocado no corpo e o quimioterápico é forçado a “andar” na direção dele pelo campo elétrico. Se o tumor estiver no caminho do campo elétrico (e essa é a intenção), a droga vai passar diretamente por dentro dele sem se espalhar pelo corpo, como aconteceria normalmente.

Usando camundongos e cachorros como modelos, os pesquisadores mostraram que o dispositivo funciona e foi possível detectar a droga no tumor, mas não no sangue. Além disso, a quantidade de quimioterápico no tumor é muito maior usando o aparelho, em comparação com a injeção da droga direto na veia.

Em modelo de câncer de pâncreas (que é um dos tumores cujos pacientes têm menor expectativa de vida), o novo aparelho causou uma redução no tamanho do tumor, enquanto o tratamento tradicional apenas diminuiu seu crescimento. Já no modelo de câncer de mama, o dispositivo diminuiu o crescimento do tumor e aumentou o tempo de sobrevivência dos camundongos. Os cientistas também viram que um tratamento combinando o novo aparelho com a quimioterapia tradicional é ainda melhor que os dois separados.

O estudo mostra um protótipo, que ainda precisa ser aperfeiçoado para ser usado na clínica. Ele ainda precisa ser colocado cirurgicamente em uma área bem próxima ao tumor, o que não é um problema muito grande, visto que normalmente vários tipos de tumores são retirados em uma cirurgia antes do tratamento. Então, os médicos poderiam usar o mesmo procedimento para retirar o tumor e colocar o dispositivo. Além disso, ele ainda precisa de uma fonte de energia externa, e vai precisar ser adaptado para funcionar com algum tipo de bateria. Mas de qualquer forma, essa nova tecnologia vai reduzir os efeitos colaterais do tratamento e permitir o uso de novas drogas mais potentes contra o câncer.

Referência

BYRNE, J. D. et al. Local iontophoretic administration of cytotoxic therapies to solid tumors. Science Translational Medicine, v. 7, n. 273, p. 273ra14, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco