Pular para o conteúdo principal

Células da gordura sob a pele combatem infecções


Nosso corpo é povoado por bactérias; não só no intestino, onde compõem a microbiota intestinal, mas também sobre toda a pele. Na pele, bactérias que atendem pelo nome científico de Staphylococcus aureus estão normalmente presentes em grande número. Mas podem não ser inofensivas; elas podem causar desde infecções simples, como espinhas, até infecções graves e generalizadas, podendo levar a morte em pessoas mais debilitadas ou com problemas no sistema de defesa do corpo. A S. aureus é um problema de saúde pública, porque comumente causa infecções em pessoas hospitalizadas (elas entram no corpo pelos furos na pele feito pelos cateteres usados para medicações aplicadas na veia, por exemplo) e já existem vários tipos dessas bactérias resistentes a muitos antibióticos (as chamadas superbactérias).

E foi estudando o processo de infecção da S. aureus que pesquisadores americanos descobriram uma nova função para o tecido adiposo subcutâneo, ou seja, as células de gordura que ficam logo abaixo da pele. Os cientistas perceberam que a infecção da pele pelas bactérias estimulava o processo de adipogênese, que é a multiplicação das células que acumulam gordura, em camundongos. E então eles resolveram estudar isso mais a fundo.

Os pesquisadores usaram primeiro dois modelos para estudar a relação entre infecção e tecido adiposo: um camundongo transgênico no qual a adipogênese é muito mais lenta (então ele engorda pouco) e um tratamento com drogas que impedem a multiplicação de células de gordura em camundongos normais. Em ambos os testes, os animais ficaram mais suscetíveis a ser invadido pelas bactérias e desenvolviam infecções mais graves, indicando que o aumento da quantidade de células de gordura (chamada de adipócitos) é importante para combater as bactérias invasoras.

Em seguida, os cientistas foram estudar os adipócitos mais de perto e verificaram que as células humanas ou de camundongos, tanto em cultura quanto in vivo (ou seja, no próprio bicho (ou pessoa)) produzem uma proteína capaz de matar bactérias, que no geral são chamadas de peptídeos antimicrobianos. Mais ainda, os pesquisadores viram que a produção dessa proteína aumentava nas células de gordura quando o camundongo era infectado com a bactéria. Em experimentos in vitro (ou seja, em tubos de ensaio no laboratório), os cientistas provaram que a proteína produzida pelas células de gordura era capaz de impedir o crescimento da bactéria. Dessa forma, os pesquisadores mostraram que o tecido adiposo sob a pele tem papel importante no combate a infecções que começam nessa região.

Os cientistas também viram que tanto camundongos quanto pessoas obesas têm mais dessa proteína no sangue. Isso quer dizer que os obesos estão mais protegidos contra infecções? Na verdade, não. Segundo os pesquisadores o aumento na quantidade da proteína não é suficiente para combater as bactérias; para isso, é preciso uma quantidade muito maior e localizada no ponto da infecção. E pior, essa proteína parece aumentar a resposta inflamatória geral do corpo e esse processo está envolvido com várias doenças relacionadas com a obesidade, como o diabetes e o entupimento dos vasos sanguíneos.

Logo, não vai dar para usar as bactérias da pele como desculpa para manter os quilos que eu vou ganhar nesse fim de ano.

Referências

ZHANG, L. et al. Dermal adipocytes protect against invasive Staphylococcus aureus skin infection. Science, v. 347, n. 6217, p. 67–71, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco