Pular para o conteúdo principal

Novas terapias vão ajudar o próprio corpo a combater o câncer



O nosso sistema imune é preparado para combater invasores e corpos estranhos no nosso corpo, como vírus, bactérias e fungos, usando células especializadas e uma grande variedade de proteínas, como anticorpos e enzimas. O câncer, um aglomerado de células que se multiplica sem controle, é, de certa forma, um corpo estranho. Por que então nosso sistema imune não impede o crescimento e destrói os tumores? Bem, na verdade, ele faz isso sim. Mas o problema está em dois pontos. Primeiro, as células cancerosas, embora diferentes, ainda são bem parecidas com as células normais, o que “confunde” o sistema imune. Segundo, os tumores são capazes de reduzir a atividade das células de defesa do corpo para se proteger. Porém, novas terapias buscam agir nesses pontos, ajudando o próprio corpo a combater o câncer. Assim, uma série de cinco pesquisas foi publicada em sequência na revista Nature no ano passado, mostrando novos resultados nessa área.

Dois dos artigos investigaram o primeiro ponto: o que pode ser diferente entre células normais e cancerosas para o sistema imune? Usando uma mistura de técnicas de análise em computador e identificação de proteínas, os cientistas identificaram algumas poucas proteínas que estão normalmente alteradas em tumores (quando comparadas a células normais) e que poderiam ser usadas pelo sistema imune do corpo para identifica-los. Os pesquisadores então usaram essas proteínas como uma “vacina” em camundongos: os animais foram tratados com essas proteínas e criaram anticorpos contra elas. Depois eles foram injetados com células tumorais para verificar se ganharam alguma proteção. E, de fato, a “vacina” foi capaz de bloquear ou atrasar o crescimento de tumores nos camundongos. Esses resultados indicam que o sistema imune pode ser estimulado a identificar e atacar células cancerosas. E com o avanço de técnicas modernas que permitem a identificação de proteínas dos tumores de cada paciente individualmente, será possível criar uma “vacina” específica para cada pessoa em um futuro próximo.

 Os três artigos restantes tratam do segundo ponto: como evitar que o tumor iniba a ação do sistema imune? Já se sabia que as células tumorais podem ter uma proteína na sua superfície que bloqueia a atividade das células imunes. Então, foi desenvolvido um anticorpo específico, capaz de se ligar a essa proteína, impedindo assim que ela interaja com as células do sistema imune e diminua a atividade delas. Esse anticorpo foi testado em pacientes com diferentes tipos de câncer, em testes clínicos de fase 1. O tratamento se mostrou bastante eficaz em uma parte dos pacientes (21 %) com diferentes tipos da doença, incluindo câncer de bexiga, pulmão, cólon e reto, cabeça e pescoço, rim, pele, estômago e pâncreas. Além disso, os pacientes relataram efeitos colaterais brandos, mostrando que o tratamento com os anticorpos são bem menos tóxicos que as quimioterapias tradicionais.

Os cientistas também investigaram porque o tratamento funcionou em apenas alguns pacientes, embora tenham agido de forma similar independente do tipo de câncer. Os pesquisadores analisaram biópsias dos pacientes antes e depois do tratamento e descobriram que, para o tratamento com o novo anticorpo funcionar, é necessária a presença de um tipo específico de célula imune na região do tumor. Esse resultado é importante porque vai permitir aos médicos saber se o paciente tem chances ou não de responder aos diferentes tratamentos e, assim, escolher a melhor forma de combater o câncer. 

Uma cura universal para o câncer ainda é uma utopia, mas essas novas formas de terapia se mostraram eficientes para diversos tipos de tumor e pode vir a se tornarem as primeiras escolhas de tratamento em breve.

Referências

GUBIN, M. M. et al. Checkpoint blockade cancer immunotherapy targets tumour-specific mutant antigens. Nature, v. 525, n. 7528, p. 577–581, 2014. 

HERBST, R. S. et al. Predictive correlates of response to the anti-PD-L1 antibody MPDL3280A in cancer patients. Nature, v. 515, n. 7528, p. 563–567, 2014. 

POWLES, T. et al. MPDL3280A (anti-PD-L1) treatment leads to clinical activity in metastatic bladder cancer. Nature, v. 515, n. 7528, p. 558–562, 2014.

TUMEH, P. C. et al. PD-1 blockade induces responses by inhibiting adaptive immune resistance. Nature, v. 515, n. 7528, p. 568–571, 2014.

WOLCHOK, J.; CHAN, T. Cancer: Antitumour immunity gets a boost. Nature, v. 515, n. 7528, p. 496–498, 2014.

YADAV, M. et al. Predicting immunogenic tumour mutations by combining mass spectrometry and exome sequencing. Nature, v. 515, n. 7528, p. 572–576, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco