Pular para o conteúdo principal

Proteína modificada em laboratório inibe a propagação do câncer para outros tecidos


Um dos maiores problemas causado pelo câncer é a metástase, uma mania chata dessas células doentes de saírem do seu tecido de origem e irem se instalar em outros, espalhando tumores por todo o corpo do paciente. O surgimento de novos tumores em diferentes partes do corpo dificulta muito o tratamento e aumenta a chance do comprometimento de algum órgão vital. A metástase na fase final do desenvolvimento do câncer é uma das causas de morte dos pacientes. Embora metástase seja extremamente perigosa para o paciente, ainda não é bem entendido porque algumas células do tumor “resolvem” se soltar, viajar pela corrente sanguínea e se mudar para outro lugar. Diferentes grupos de pesquisa estudam o fenômeno e buscam formas de impedir que ele aconteça.

Sabe-se hoje que pelo menos duas proteínas estão envolvidas no processo. A primeira é um receptor de membrana, chamado Axl. Essa proteína transmite a célula sinais vindos de fora e estimula a célula a responder a eles. A segunda é uma proteína que se liga a esse receptor e inicia sua atividade. Ela é conhecida como Gas6. Quando Gas6 que está circulando no sangue se liga à Axl, a célula do tumor é estimulada a botar o pé na estrada e ir para outro lugar. Como podemos impedir isso? Em teoria, existem duas formas óbvias. Primeiro podemos desenvolver algum composto capaz de se ligar ao receptor Axl e impedir que Gas6 se ligue ou desligar o receptor permanentemente. Isso não é fácil de conseguir, diferentes grupos tentaram e não tiveram resultados animadores. Ou podemos tentar reduzir a quantidade de Gas6, para que as células não sejam estimuladas. Foi o que pesquisadores americanos fizeram no ano passado.

A ideia foi simples e elegante (embora trabalhosa!): os cientistas produziram em laboratório o pedaço do receptor Axl que liga ao Gas6 em grande quantidade. A proposta era injetar isso no sangue e a proteína produzida se ligaria ao Gas6 e não sobraria Gas6 livre no sangue para se ligar às células do tumor. Que tal?

Primeiro, os pesquisadores produziram um caminhão de diferentes proteínas, usando Axl como base e fazendo pequenas modificações pontuais. Assim, eles conseguiram uma proteína com capacidade de ligação dez vezes maior que a própria Axl natural. Com isso, os cientistas aumentaram a chance de Gas6 se ligar a proteína artificial e não nas células. 

Depois eles testaram a nova proteína em células em cultura e viram que ela era capaz de impedir que Gas6 ativasse o receptor Axl. Faltava mostrar que funciona no mundo real.

Os cientistas então injetaram a proteína artificial em camundongos e viram que os níveis de Gas6 livre no sangue foram reduzidos em 90 %. Quando os animais com câncer foram tratados com a proteína artificial, a quantidade de metástases também foi reduzida em 90 %.

Esses resultados mostram que essa alternativa é extremamente interessante como uma nova forma de se bloquear a metástase de tumores. Porém como ainda não estão programados testes em humanos, teremos que esperar para ver novos resultados. 

Referência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch