Pular para o conteúdo principal

Acabando com as bactérias super-resistentes



O surgimento e a proliferação das superbactérias é um grande problema para a saúde pública. O aparecimento dessas bactérias que sobrevivem a diferentes antibióticos acontece devido ao uso errado ou indiscriminado dos próprios antibióticos.

Como funciona? Digamos que você esteja com uma dor de garganta e o médico te receita um antibiótico para ser tomado por sete dias. Mas depois de quatro dias, você já não tem mais os sintomas da infecção e para de tomar o remédio. Não ter mais dor de garganta não quer dizer que o antibiótico matou todas as bactérias; na verdade ele apenas reduziu bastante a população delas, mas deixou viva uma pequena parte, que era naturalmente um pouco mais resistente que o resto. Pode ser que essa pequena população de bactérias volte a crescer na sua garganta, causando um novo episódio de dor e um novo ciclo de tratamento com antibiótico. Se você não tomar o remédio do modo certo de novo, novamente uma parte mais resistente da população de bactérias vai sobreviver e voltar a crescer. Depois de algum tempo, o antibiótico não vai nem fazer cócegas na sua dor de garganta e você vai ter que tomar remédios mais fortes.

Tomar antibióticos errados ou sem necessidade tem efeito similar sobre o surgimento de bactérias super-resistentes. Por isso, hoje os antibióticos só são vendidos com receita médica. Um agravante é causado pela biologia das bactérias: elas são capazes de passar cópias de seus genes para outras bactérias da população, espalhando a resistência aos antibióticos ainda mais rápido.

A indústria farmacêutica e grupos de pesquisa pelo mundo vêm tentando descobrir novas classes de antibióticos para vencer a luta contra as bactérias super-resistentes, mas isso tem se mostrado lento, caro e com pouco sucesso. Porém, uma nova técnica de biologia molecular pode mudar a forma como tratamos infecções bacterianas ou como lidamos com as bactérias no meio ambiente. Isso foi mostrado por pesquisadores americanos em um trabalho publicado no ano passado.

Os cientistas usaram um método recém-descoberto que é capaz de “apagar” genes de organismos de forma muito específica, usando um tipo de RNA. Os pesquisadores modificaram em laboratório vírus que infectam especificamente bactérias (chamados de bacteriófagos). Esses bacteriófagos carregavam e transmitiam para as bactérias infectadas RNAs desenhados especialmente para desligar seus genes.

Que genes eram esse? Na verdade, qualquer gene pode ser um alvo, e essa é a graça desse sistema. Primeiro, os cientistas usaram como alvos genes que tornavam as bactérias resistentes a antibióticos da classe da ampicilina e as bactérias ficaram pelo menos mil vezes mais sensíveis a droga. Depois, os pesquisadores “apagaram” o gene que tornava as bactérias resistentes a antibióticos da classe da quinolona. O resultado foi ainda melhor; bactérias 10 mil vezes mais sensíveis. O efeito é bem rápido; em cerca de 1 hora, 99 % das bactérias já tinham morrido.

Como isso foi feito em culturas de bactérias, os cientistas verificaram o efeito sob um organismo infectado. Não foram usados nem humanos, nem camundongos, mas lagartas de mariposa! O dobro de insetos tratados com os bacteriófagos após a infecção sobreviveu quando comparados com as lagartas não tratados.

A técnica não será útil apenas no tratamento de infecções, mas também poderá ser usada para retirar do ambiente especificamente as bactérias não desejadas. No laboratório, os cientistas cultivaram três bactérias juntas e, usando os bacteriófagos, foram capazes de eliminar uma delas sem interferir com as outras.

Embora o estudo ainda seja inicial, é animador pensar que poderemos no futuro “deletar” a resistência a antibióticos das bactérias. O que não quer dizer que podemos usar esses remédios de modo errado e irresponsável.

Referência

CITORIK, R. J.; MIMEE, M.; LU, T. K. Sequence-specific antimicrobials using efficiently delivered RNA-guided nucleases. Nature Biotechnology, 32, 11, 1141–1145, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch