Pular para o conteúdo principal

Avançando o sinal vermelho

Fonte: wellingtonflagg.blogspot.com
Har G. Khorana

Como as informações escritas nos nossos genes são lidas para a formação das proteínas do nosso corpo? Primeiro, os genes presentes no seu DNA são copiados em moléculas de RNA, num processo chamado transcrição. Esse RNA possui a mesma sequência que estava no DNA (com exceção do “T”, que no RNA passa a ser “U”). Em seguida, esse RNA é “lido” por estruturas celulares chamadas ribossomos. Cada três “letras” do RNA funcionam como uma sílaba (que é chamada de códon) e indicam qual aminoácido deve ser colocado para a formação das mais diversas proteínas, no processode tradução. Esse código de três letras é o famoso código genético e foi decifrado por Har Gobind Khorana, Robert W. Holley e Marshall Nirenberg, que receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1968.

O código genético também indica quando uma proteína deve começar a ser feita e quando ela deve terminar. A sequência de letras “AUG” indica que os ribossomos devem começar o processo de tradução da proteína. Ela também indica que o aminoácido metionina deve ser colocado na proteína (e assim toda proteína começa com uma metionina, embora ela possa ser retirada depois, por outros processos celulares). E as sequências “UAA”, “UAG” e “UGA” são os códons de parada e a produção da proteína em questão é interrompida. Ou pelo menos deveria ser... Dois trabalhos publicados esse ano mostram que isso não é uma verdade absoluta.
Robert W. Holley


O primeiro trabalho foi publicado na revista Science por pesquisadores americanos. Eles analisaram mais de cinco trilhões de “letras” de sequências de DNA que estavam disponíveis em banco de dados. Essas sequências foram obtidas de vírus, bactérias e outros organismos em amostras ambientais, que incluíam água doce e salgada, ou associadas ao corpo humano (sim, bactérias vivem em você!). Os cientistas encontraram indícios de genes que avançavam sobre o códon de parada e continuavam a produzir proteínas em quase todas as amostras, embora em uma quantidade pequena em cada uma delas (0,044 %). 

Por que isso acontece? Os pesquisadores hipotetizaram que isso seria uma forma de defesa de bactérias contra os vírus que as ataca. Os vírus não são capazes de produzir as suas proteínas e por isso infectam as células e usam os processos das células invadidas para o seu benefício. Para isso, eles injetam o seu material genético na célula hospedeira, que passa a produzir as proteínas virais. Mas, isso só acontece se tanto vírus quando bactéria usarem o mesmo código genético. Se bactéria alterar a forma como lê os códon de parada pode impedir a tradução das proteínas virais e se tornar resistente à infecção viral. Mas só até o vírus também modificar seu código genético. É a co-evolução!
Marshall Nirenberg


Mas isso não está restrito a bactérias e vírus. Outro trabalho publicado na revista Nucleic Acids Research traz evidências de que genes humanos também podem avançar sobre o códon de parada e produzir proteínas maiores que o esperado. Os cientistas não tem certeza de como isso acontece ou porque acontece em apenas uma parte das vezes que a proteína é traduzida. Eles acreditam que a solução do mistério deve estar na estrutura formada pelo RNA, e não apenas na sua sequência de letras. Os pesquisadores não investigaram qual seria o impacto desse avanço sobre a função da proteína, se é que existe algum. Porém esses resultados mostram claramente o quanto ainda não sabemos sobre o funcionamento dos nossos genes. Ainda existem muitas perguntas a serem respondidas.

Caderno de protocolo de Nirenberg exposto no Museu do Prêmio Nobel em Estocolmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch